quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Próxima Exibição: O Ciclo - 03/12/2011


O FILME:
Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, mas censurado no Vietnã,  seu próprio país. O diretor Anh Hung Tran ganhou o direito de filmar nas ruas da cidade de Ho Chi Minh por conta do sucesso de seu filme anterior, O Cheiro da Papaya Verde, que produzira resultados que em nada afetavam o governo do país, seguindo um estilo contemplativo e inocente. Os dois filmes citados, e mais um posterior, seriam nomeados pela crítica como Trilogia do Vietnã. O Ciclo segue a linha mais radical da "trilogia", realçando a estética em contraste com a pobreza do país asiático. O diretor segue uma narrativa "contemplativa" pra exibir uma história cheia de personagens que se cruzam, criando um ambiente complexo e realista; ao mesmo tempo, busca exibir o Vietnã ainda arcaico inserido num mundo globalizado. É nessa contradição entre o moderno e o tradicional que O Ciclo exibe um país marcado pela cultura ocidental, mas em condições típicas do subdesenvolvimento.

O DIRETOR:
Anh Hung Tran nasceu no Vietnã, mas mudou-se para a França ainda pequeno, com seus pais. Formou-se em Publicidade, mas logo encarou a carreira de cineasta. Seu primeiro filme, O Cheiro da Papaya Verde, foi bem recebido pela crítica, garantindo a ele participações em festivais e uma indicação ao Oscar. O sucesso de seu primeiro filme deu ao diretor a permissão do governo para filmar nas ruas do Vietnã (seu primeiro filme foi todo filmado em estúdio). O polêmico O Ciclo venceu diversos festivais, mas foi censurado pelo governo do país, (repetitivo) . Depois de tal fato, Anh Hung Tran não voltaria a ter a mesma relação com o governo de seu país. Permance ativo no cinema asiático e vive um casamento com a atriz Tran Nu Yên-Khê com quem trabalhou em seus três primeiros filmes.

Sinopse: Um jovem condutor de riquixá tem sua bicicleta furtada e fica endividado com a mulher que a alugava. Ela o manda para Poet, um gângster e cafetão que, por sua vez, o faz cometer atos de vandalismo e pequenos furtos para saldar sua dívida. Ele não sabe que Poet também persuadiu sua irmã a trabalhar como prostituta, atendendo clientes ricos que pagam em dólares americanos. Os dois irmãos são levados à corrupção sob o controle do mesmo homem.
País: Vietnã
Ano: 1995

DATA DE EXIBIÇÃO: 03/12 (SÁBADO)
LOCAL: Complexo de Comunicação da Faculdade Integrada Tiradentes, Fits (último bloco)
ENTRADA FRANCA
HORA: 15:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário