domingo, 7 de agosto de 2011

Próxima Exibição: Nenhum a Menos - 13/08/11

O FILME:
"Nenhum a Menos" do diretor chinês Zhang Yimou é uma bela mistura de comédia e drama que na verdade procura exibir um painel sobre as dificuldades e desafios da educação em países emergentes. Para isso o diretor utilizou como cenário uma pequena comunidade no interior da China, mostrando o drama de uma garota com apenas 13 anos que recebe a difícil missão de substituir e manter todos os alunos de uma escola primária nas aulas regularmente, até que o professor efetivo retorne de uma viagem. Um fato interessante é de que pra realização deste filme, foram usados apenas atores amadores sem nenhuma experiência com atuação. Nesse sentido buscou que todos interpretassem suas próprias vidas com suas dificuldades. O filme foi vencedor de diversos prêmios internacionais, incluindo o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza (o segundo na carreira do diretor).

O DIRETOR:
Zhang Yimou é considerado um dos principais nomes do cinema contemporâneo chinês. Começou a carreira nos anos 80 tendo seu primeiro longa (Sorgo Vermelho) agraciado com o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 1987. Nos anos 90 se destacou com dramas históricos na China anterior a Revolução. Nesses filmes é destaque a parceria com a atriz Li Gong com quem trabalhou em 6 filmes incluindo o já consagrado "Lanternas Vermelhas" (1991). Nessa fase se destacaram os filmes "A História de Qiu Ju" (Vencedor do Leão de Ouro), "Lanternas Vermelhas", "Tempo de Viver" (Prêmio do Júri no Festival de Cannes) e o injustiçado thriller "Operação Xangai". A partir dos anos 2000 buscou trabalhar com épicos de Kung-Fu onde se destacam "Herói" (2002) e "O Clã das Adagas Voadoras" (2004). Zhang Yimou foi um dos responsáveis pela abertura das Olimpíadas na China em 2008.

Sinopse: Gao é professor da Escola Primária Shuiquan e precisa sair de licença para cuidar da mãe doente. Em um lugar distante e pobre, a única pessoa que aceita substituir o professor é uma menina de 13 anos - Wei Minzhi. Ela não tem experiência alguma, mas sua missão é manter todos os alunos na escola, evitando assim a forte onda de evasão escolar. Mas um dos garotos é obrigado a sair para procurar trabalho na cidade. Wei não se conforma, e para trazê-lo de volta inicia uma jornada à procura de seu aluno na cidade grande.
País: China
Diretor: Zhang Yimou
Ano: 1999

DATA DE EXIBIÇÃO: 13/08 (SÁBADO)
LOCAL: Auditório da Fits (Faculdade Integrada Tiradentes, Bloco C)
ENTRADA FRANCA
HORÁRIO: 15:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário