sábado, 21 de maio de 2011

Próxima exibição: Vá e Veja - 28/05/11

Sobre Vá e Veja:
Considerado mundialmente como um dos mais chocantes e melhores filmes contra a guerra já produzido, a obra de Elem Klimov ainda hoje impressiona com o mesmo vigor. Um drama que nos remete a um terror psicológico onde sua realidade beira a um surrealismo do absurdo. Até hoje, nenhum filme conseguiu levar o terror da segunda guerra mundial de forma tão crua, violenta e ao mesmo tempo tão genialmente quanto. Foi um dos poucos filmes que buscou levar as telas uma visão menos heróica e mais trágica da guerra, focalizando-se nos efeitos que este evento acarretou na população civil soviética onde quase 10 milhões de pessoas morreram ou foram dizimadas por tropas nazistas. Este foi o último filme do diretor que foi agraciado com o Prêmio de Melhor FIlme no Festival de Moscou.

Sobre Elem Klimov:
Jornalista, aviador e cineasta, estudou na mais renomada escola de cinema da então URSS, a VGIK. Começou sua carreira nos anos 60 tendo seus primeiros filmes censurados momentanemente pelo regime comunista por causa de sua critica a burocracia e a sociedade da época. Com a morte trágica de sua esposa (a também diretora Larisa Shepitko) voltou-se para um cinema de temas trágicos e de revisão da história russa no século XX. Entre esses filmes estão Agônia (1981), A Despedida (1983) e Vá e Veja (1985).

ABERTURA COM O HISTORIADOR DIRCEU LINDOSO
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na Bielorússia, um menino se une a um grupo de resistência anti-nazista. Ele descobre que toda sua família foi morta e, aos poucos, vai perdendo a inocência ao testemunhar os horrores da guerra.
País: Rússia
Diretor Elem Klimov
Ano: 1985

DATA DE EXIBIÇÃO: 28/05 (SÁBADO)
LOCAL: Auditório da Fits (Faculdade Integrada Tiradentes, Bloco C)
ENTRADA: FRANCA
HORÁRIO: 14:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário